terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ocupe menos espaço

Nas palestras que vou, nas aulas que assisto, nos programas de TV,  todo lugar vejo gente falando pelos pobres. Mas será que eles realmente conhecem a opinião dos que estão à margem na sociedade?

Hoje, indo levar uma moça para limpar a casa que estamos colocando para alugar, começa a conversa sobre política. Não vou entrar em detalhes, mas fiquei impressionada com o entendimento da dona Iraci sobre a situação brasileira. Conforme evoluía sobre o problema de cabide de empregos, negligência fiscal, endividamento público e desvio de verba, ela, que estuda em uma universidade privada e trabalha limpando casas e de garçonete em eventos (entre outros bicos), fluía em suas críticas ao governo do PT, seus aliados e a suposta oposição, que de acordo com seu julgamento, não se tratam de partidos, mas de uma máfia que compra representantes dos poderes para se manter no alto escalão da corrupção às nossas custas.

Dona Iraci aceitou limpar, por 3 horas, uma casa de mais de 300 metros quadrados por 50 reais e hoje vai deixar de ir à aula para servir um evento. Dona Iraci não é elite, ela se indignou com o Jaguar que passou por nós na rua enquanto alguns pediam dinheiro no sinal. Eu sei que não é todo mundo que vive uma vida mais simples que tem todo esse entendimento sobre política, mas veja bem: Eu, por exemplo, leio tudo o que posso durante o dia todo, estudo Gestão Pública na faculdade, me dedico e ainda sim ouvi coisas das quais não tinha conhecimento.

O que eu quero dizer aqui é que conhecimento não se define por classe social. Tentem parar de falar pelos pobres sem antes ouvi-los. Deixem pra lá esse hábito de sentirem-se os conhecedores de injustiças se julgam que os injustiçados não sabem o que fazer com a própria vida. Tem rico que vota mal, tem pobre que vota mal.

O verdadeiro herói social não é aquele que fica fazendo discurso a favor de tal medida, tal partido, tal ação social em favor de pobres que não conhece; o verdadeiro herói social é quem deixa o pobre falar por si mesmo.

Acreditem, pobres também são pessoas racionais que sabem se defender, eles só precisam de espaço. O espaço que talvez você esteja ocupando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário